Como se locomover por Tóquio e pelo Japão?

Como se locomover por Tóquio?

Não é nenhuma novidade que o transporte público, especialmente os trens e metrôs, são ótimos no Japão.

A questão é… como eu me acho nesse emaranhado de linhas e, como eu faço pra calcular o quanto que eu tenho que pagar para cada destino?

E para isso, a dica do século: google maps!

Sim, parece óbvio, mas não é.

Quando você traça a rota no google maps por transporte público, ele te mostra a estação, a plataforma e o horário que o trem vai passar.

Mas para isso, tenha um Chip 4G, um roteador, ou contrate um plano com sua operadora aqui no Brasil.

“Ah…. acabei de chegar no aeroporto de Narita e quero pegar um Uber ou um Taxi por causa das malas…”

Justíssimo, eu fiz isso!

Mas quase tive um troço com o valor o final da corrida. Um taxi do aeroporto até Tóquio é de aproximadamente R$ 600 e um Uber R$ 800. 

Então vai outra dica… veja antecipadamente com o seu hotel se ele tem transfer, quanto ele cobra ou,  contrate um transfer por aqui.

Sempre que for pegar um taxi, tenha em mente que eles não falam inglês e também não lêem muito bem o alfabeto ocidental, o ideal é que tenha escrito sempre o endereço de seu destino em kanji. 

50 Off 728x90

Cartões de transporte Público

Nosso querido Japão é muito gentil com seus turistas e portanto, em parceria com a compania JR, eles criaram o JR PASS ( Japan Rail Pass).

O JR Pass é um cartão que APENAS turistas temporários tem direito de comprar.  Eles estão disponíveis apenas para 7, 14 ou 21 dias.

Ao compra pela internet, os vouchers são enviados PELOS CORREIOS para sua residência ou hotel (onde escolher) e, deverá ser trocado pelo cartão nos escritórios da JR nas estações de Tóquio, Ueno ou no próprio aeroporto de Narita. A apresentação do passaporte no momento da troca é obrigatório.

Esse documento só é válido nas linhas da JR, que são a maioria em Tóquio e, também permite usar alguns trens balas (explicaremos um pouco mais pra frente).

Bom…  maioria é uma coisa e todas é outra coisa…

Lembra da “Dica do século”? rs

Então… o Google Maps não vai te dar os caminhos apenas pelas linhas da JR mas por linhas operadas por outra companhia também. E agora?

Para isso que existem os cartões PASMO ou SUICA (os dois servem para o mesmo objetivo). Você compra em qualquer estação e coloca crédito. Assim não terá que ficar calculando o quanto terá que pagar por trecho, uma vez que você tem que passar o cartão na entrada e na saída de cada estação que usar. Esses cartões também são aceitos em algumas maquininhas de refrigerantes.

DETALHE:  PARA COMPRAR E CARREGAR ESSES CARTÕES, APENAS EM DINHEIRO!!! 

Compre Iene com desconto na Câmbio Store.

Pois é…. em vários lugares (principalmente dentro das estações) não se aceita cartão de crédito no Japão. Mas isso é tópico para outro post.

 

Nem só de Tóquio é feito o Japão

No Mapa Mundi o Japão aparece pequenininho, uma ilhazinha perdida perto de gigantes.

Mas a verdade é que há MUITA coisa pra ver e os lugares não são tão pertinhos como se pensa. Por isso que invetaram o famoso TREM BALA.

Trem Bala (Shinkansen)

 

Para quem não sabe, o ticket de trem bala ( Shinkansen) chega a ser muitas vezes mais caro do que a passagem de avião para o mesmo destino.

E para nós turistas, GRAÇAS À DEUS pelo JR Pass!!!

Quando fui comprar o JR Pass pela primeira vez pensei “Genteee… que bagulho caro!”

Dai fui ver o preço avulso da passagem de trem bala de Tóquio para Hiroshima e pensei… “Nossaaaa, como o JR é barato! Devo ter visto errado, ele não deve aceitar as linhas de trem bala que vem pra esse lado”.

Sem brincadeira, quanto fui atendida no balcão da JR pra fazer o cartão eles perguntaram pra onde eu queria ir. Eu disse ” Nagano, Osaka, Quioto e Hiroshima”. A atendente anotou alguma coisa no cartão e disse, ok.

O JR Pass só não vale para as linhas NOZOMI e MIZUHO.

Para usar o Shinkansen é simples. Mas uma vez você tem que ir ao balcão da JR ou, do Shinkansen para ver os trens disponíveis. Com o JR não dá para reservar nada on-line.

Nossa sugestão é que já reserve os assentos de uma a dois dias de antecedência. Principalmente porque os trens com destino a Tóquio podem lotar.

Se vc não conseguiu reservar também não é um bicho de sete cabeças. Geralmente os trens tem vagões específicos para quem não tem reserva. Só tem que ficar atento as placas indicando quais são, onde subir e na cor da linha do trem. Afinal, pode passar trens com diferentes destinos na mesma plataforma.

 

Passagens Aéreas

 

E por último e não menos importante: Passagens Aéreas

Um jeito rápido e não tão caro de se locomover pelo Japão também é voando.

Principalmente para as ilhas o Sul onde dá para curtir praia e visitar o 2º maior aquário do MUNDO.

Se tem alguma dúvida ou alguma dica, e só deixar nos comentários.

Boa viagem e Andale!

 

Booking.com

Você também pode gostar...