Lua de Mel ♥ Chamonix Mont-Blanc

Além das estações de esqui
Escrito por Juliana Lulai

Eu me casei em outubro de 2019 e junto do estresse de planejar uma festa de casamento, veio a grande dúvida: para onde ir na lua-de-mel?

Uma coisa era certa, queríamos descansar, muito obrigada!

Vasculhamos o globo por um lugar para colocar os pés para cima e recuperar a energia que os últimos meses de planejamento da festa e acompanhamento de obra tinham nos tomado.

Nos deparamos então com uma cidadezinha famosa pelos esportes radicais, notadamente o esqui, localizada nos alpes franceses. Mas a viagem era em meados de outubro, fora de temporada, o que teríamos para fazer lá? Vem comigo que eu te conto!

Ah… não se esqueça de:

Chamonix Mont-Blanc é uma pequena cidade francesa próxima às divisas com a Suíça e Itália, muito charmosa e cheia de vida. As suas principais atrações são as estações de esqui. No inverno é possível alugar equipamentos e contratar instrutores para aprender a esquiar, mas fora da temporada essa cidade não deixa a desejar, especialmente se você busca fazer um passeio mais tranquilo e ter boas experiências gastronômicas.

O acesso para cidade demanda o aluguel de carro ou serviço de traslado, como ônibus. No nosso caso, descemos no aeroporto de Lyon, alugamos um carro e dirigimos até lá. A viagem dura cerca de duas e proporciona lindas paisagens. Outra opção bastante viável é ir até Genebra, na Suíça, e de lá dirigir até Chamonix, nesse caso a viagem dura por volta de uma hora.

Nos hospedamos no L’Heliopic Hotel & Spa, um hotel super charmoso e com bom custo benefício, especialmente se você considerar que na baixa temporada os preços ficam muito mais atrativos! O hotel tinha vista para o Mont-Blanc, um charme só! Com spa completo e bem estruturado, a piscina aquecida e saunas eram de acesso livre, mas com horários restritos para a circulação de crianças.

No primeiro dia aproveitamos para circular pelo centrinho da cidade. Corrigindo: a cidade se resume ao centrinho! Chamonix é realmente bem pequena, sendo possível fazer tudo a pé ou de bicicleta, já que alguns hotéis oferecem serviço de aluguel. Como chegamos tarde, naquele dia visitamos apenas a Igreja Saint Michel e jantamos um “tradicional” da culinária francesa, cof cof, macarrão à bolonhesa!

No dia seguinte acordamos bem cedo e fomos visitar a principal atração e estação de esqui da cidade. Sim! Mesmo na baixa temporada é possível subir os dois teleféricos do L’Aiguille du Midi (o nome é difícil, mas eu juro que vale a pena a subida). Mas preciso ser #sincera, para quem tem medo de altura sugiro fechar os olhos na subida. Para aqueles que, assim como eu, amam uma aventura, aproveite a deslumbrante paisagem e oportunidade de chegar tão próximo ao Mont-Blanc.

No topo da montanha está a estação de esqui, que conta com algumas exposições e um restaurante. O Step into the Void é o principal ponto turístico. É basicamente uma caixa de vidro suspensa, para que você possa tirar uma foto de corpo inteiro com o Mont-Blanc ao fundo. A fila é longa e os atendentes ficam te apressando, sem contar que você vai precisar tirar os sapatos e usar uma pantufa. Eu achei que não vale tanto a pena, mas já que você subiu até lá, não custa aproveitar e fazer o clique!

Como ficaríamos quatro dias completos em Chamonix, aproveitamos dois deles para fazer viagens estilo bate-e-volta para Genebra na Suíça e Turim na Itália, utilizando a cidade francesa como dormitório, valeu muito a pena!

No último dia fomos para a segunda atração mais famosa da cidade. Pegamos o trenzinho de Montenvers, cuja viagem dura cerca de 30 minutos e possibilita uma vista de toda Chamonix, o que já é de tirar o folego. Ao final da viagem está o Mer de Glace. Uma paisagem incrível e quase indescritível, que mistura gelo, neve e floresta! O local conta com trilhas, exposições e um restaurante. Durante a alta temporada é possível pegar um teleférico que desce até a Grotte de Glace. Mas no dia em que fomos ela estava infelizmente fechada!

Agora, quando o assunto é gastronomia Chamonix certamente não deixa a desejar. Para além do típico e famoso fondue, nos apaixonamos pela simples mas muito saborosa, sopa de cebola! É isso mesmo, era lua de mel e teve muita sopa de cebola rs.!

Viajar em baixa temporada tem seus benefícios. Os preços estavam mesmo mais convidativos e as filas para as principais atrações eram praticamente inexistentes, mas é evidente que há desvantagens. A maioria das estações de esqui estavam fechadas, bem como alguns passeios e diversos restaurantes. Como o nosso objetivo era descansar depois de meses frenéticos pré-casamento, essas desvantagens não nos desanimaram, mas fica aqui o lembrete para se atentar à época de sua viagem.

Nós certamente vamos voltar, quem sabe para aprender a esquiar?

Boa viagem e AndaLe!

Você também pode gostar...