Transporte Público em Berlim

Escrito por Juliana Lulai

A linha de transporte público de Berlim, Alemanha é gigantesca e conta com U-Bahn (metrô), S-Bahn (trem), Tram (bondinho) e Ônibus.

Roteiro de 3 dias em Berlim◄

A cidade é dividida em três zonas: A, B e C. Porém, 95% dos roteiros de viagem ficam restritos às duas primeiras zonas, então um bilhete AB já está ótimo. Você ainda pode comprar bilhetes BC e ABC. Os bilhetes servem para todos os meios de transporte!

 
Mas quais são os bilhetes disponíveis?

Atenção! Para uma viagem turística de três dias, três são os principais tipos de bilhete:

(1) Einzelfahr – esse bilhete tem duração de duas horas a partir de sua validação e só é válido em uma direção. Como assim “uma direção”? Se você pegou o S1 na direção de Wannsee, por exemplo, você só poderá viajar com este bilhete na direção Wannsee. Caso queira retornar na direção oposta, ou seja, Oranienburg, será preciso adquirir um novo bilhete;

(2) Tageskarte – válido até às três da manhã do dia seguinte que você validou, ele pode ser usado durante o dia inteiro e em qualquer direção. O importante, portanto, é que seja um dia de bastante uso de transporte público e que a validação seja pela manhã, senão ele não vale a pena, já que mais caro,

(3) Kleingruppen-Tageskarten – mesmo sistema do anterior, mas para grupos de até cinco pessoas. Pode ser um bom negócio!

 
Como comprar o bilhete?

Você pode usar uma das máquinas que atendem múltiplos idiomas. O problema é que aqui é somente em dinheiro, uma vez que pagar com cartão em Berlim é dureza (pelo menos era em 2013). Não se assuste se a máquina cuspir seu dinheiro de volta, ela é péssima no reconhecimento de notas. Ficou na dúvida? Peça ajuda, o berlinense é MUITO solicito.

Caso não queira travar uma luta com a máquina, procure uma bilheteria. Não são todas as estações que possuem, mas na área central da cidade deve ser fácil de encontrar.

 
O que é essa validação do bilhete?

Quando você compra um bilhete, seja ele o de uma viagem ou diário, ele vem “virgem”. Para que ele seja válido, é preciso inseri-lo em uma máquina na entrada da estação ou dentro do ônibus ou tram. Ela “carimba” o seu bilhete com o horário e estação de uso. A ausência de validação é a mesma coisa que estar sem bilhete e implica em multa! O controle não é tão incomum, então tenha sempre o seu bilhete em mãos e validado.

Uma dica! Baixe um aplicativo de transporte de Berlim. A sugestão é o oficial “BVG Fahrinfo Plus”, parece que é possível, inclusive, comprar seus tickets com ele.

 
Vamos a algumas curiosidades.

As portas dos S-Bahn e U-Bahn não abrem sozinhas!

É preciso apertar um botão para abri-las.

Todos os meios de transporte funcionam no esquema de metro, o que significa que em todos eles há o anúncio da estação seguinte, inclusive nos ônibus! Então não se preocupe em perguntar para o motorista qual é a parada tal, há uma telinha no ônibus que anuncia as estações. Maravilhoso!

Não precisa fazer sinal para o ônibus e o tram! Se você está no ponto, eles SEMPRE param, mesmo se você não precisa daquele específico.

Espero ter ajudado,

Ju Lulai  ♥

https://www.instagram.com/jululai/

#alemanha #europa #eurotrip

Você também pode gostar...