4 dias em Roma

4 dias de Roma a dois ♥

DIA 1

Check-in com imprevistos

Ah… antes de qualquer coisa, não se esqueça de:

Comprar Euro

Pacote de banco de dados da internet.

Seguro Viagem com 10% de desconto

Eu e meu marido chegamos por volta das 09:00 em Roma. Iríamos ficar no Hotel Quirinale, pois além da proximidade com a estação de trem, este hotel possui uma passagem interna que dá acesso direto ao Teatro Dell’ Opera di Roma, onde assistiríamos a uma ópera. Mas como nem tudo sai como previsto, quando chegamos ao hotel fomos informados que o local estava sem energia elétrica. A viagem já começou com emoção! Fomos imediatamente direcionados ao Hotel Diana Roof Garden, que ficava a 350 metros dali, com o custo de táxi pago pelo hotel Quirinale.

Fizemos check-in e já fomos bater perna pela cidade. A localização do hotel era excelente, com restaurantes próximos e possibilitando ir aos principais pontos turísticos da cidade a pé. E o staff do hotel era extremamente cordial, tivemos que sair muito cedo no último dia e iríamos perder o café da manhã. Nos ofereceram dois kits para levarmos, contendo croissants, achocolatado, geleias, água e suco. Fofíssimos!!

Fomos visitar a Fontana Di Trevi, que estava sem água pois estavam tirando as moedas. Contudo, foi legal também ver como são feitas as manutenções.

Conhecemos o Pantheon e depois almoçamos no restaurante Obicà, que é famoso pela mozzarela de búfala servida com parma, rúcula e figos. Esse restaurante realmente surpreende pelo sabor e apresentação dos pratos! Eu o recomendo a todos que vão a Roma.

Depois fomos tomar um gelato na Giolitti, que é tradicional em Roma, frequentada não só por turistas, mas principalmente pelos italianos. Além da variedade de sabores, os gelatos são muito cremosos!

Passamos o resto do dia andando pela cidade e fazendo comprinhas, porque não?! rs… Recomendo as lojas H&M e  Kiko Milano. Tem loja da Disney e da Lego também para quem é fã!

Jantamos no restaurante Al Vantaggio, que fica no centro histórico de Roma. O restaurante nos chamou a atenção por ter uma portinha bem escondidinha, com algumas mesinhas na frente e não parecer ser tão turístico. Restaurante bom com uma excelente carta de vinhos.

DIA 2

Principais pontos turísticos

Pela manhã fomos passear na Piazza Venezia e no complexo de Vittoriano, onde se encontra o monumento nazionale a Vittorio Emanuele II. Há um mirante nesse complexo (ingresso pago à parte) que dá para ver o monumento Vittoriano e uma vista  360º da cidade, incluindo o Coliseu. Vale a pena!

(Imagem 1: Vista do monumento Nazionale. Imagem 2: Piazzeta del Bolletino)

Paramos para almoçar no restaurante Angelino “ai Fori” dal 1947. Além dos pratos serem saborosos, o restaurante possui uma área externa bem bonita e chamativa! Optamos por esse restaurante pela proximidade ao Coliseu, que seria o nosso próximo destino.

Antes de entrarmos no Coliseu, fizemos uma “viagem no tempo”, com o simulador de realidade virtual que é montado ao lado do Arco de Constantino. O bilhete para o simulador virtual deve ser comprado com antecedência.

Esse simulador é realmente sensacional. Ele mostra como era o Coliseu na época dos gladiadores. Você fica com um controle nas mãos e consegue adiantar ou retornar os passos, é como se você realmente estivesse andando pelo Coliseu naquela época. Aparecem os leões famintos, essa parte dá muito medo! Não vou contar muito para não estragar a surpresa. Façam!! O mais impressionante é entrar no Coliseu após essa experiência e imaginar tudo o que já foi vivido naquele lugar.

O mesmo ingresso do simulador virtual, concede acesso sem filas ao Coliseu, ao Fórum Romano e ao Monte Palatino. Confira aqui.

Antes de retornarmos ao hotel fomos até a Fontana Di Trevi novamente, desta vez já estava com água!! E lotada! Aproveitamos e jogamos as nossas moedinhas!

Jantamos na Trattoria da Bucatino. Eles colocam babadores nos clientes, é um charme!! Atendimento, pratos e vinhos excelentes!

Atenção para a dica bônus 1:

A primeira vez que fui a Roma foi em 2014 e na época aluguel um patinete motorizado próximo ao Coliseu para me aventurar pelas ruas de Roma. Foi muito divertido e rendeu, no mínimo, boas risadas. Fica a dica para os espíritos mais aventureiros! Registro de 2014:

DIA 3

Vaticano

Programamos a ida ao Vaticano em uma quarta-feira, pois às quartas o Papa realiza a audiência papal em frente a Basílica de São Pedro. A audiência começa às 10:00 e dura cerca de 2 horas. São feitas em diversas línguas, inclusive português. Ao término o papa dá 2 voltas de papa móvel ao redor dos visitantes.

Aconselho que chegue cedo!! Digo CEDO mesmo!! Chegamos por volta das 07:30 e pudemos escolher um bom lugar, pois ainda estava vazio. Algum tempo depois LOTOU! Veja nas fotos… muitas pessoas ficam em pé lá atrás.

Para assistir a audiência papal é preciso ter um ingresso que pode ser solicitado gratuitamente pelo site do Vaticano, preferencialmente com uma antecedência de 3 meses. Caso opte por contratar um guia local (que foi o nosso caso), eles já providenciam os ingressos para você.

Fechamos um guia local para que no período de espera fossem explanadas histórias sobre o Vaticano, suas estátuas, entre outras curiosidades interessantes. Vale a pena, pois você não fica esperando sem fazer nada, já vai adquirindo conhecimentos sobre o lugar. Vocês sabiam que o mármore do Vaticano foi retirado do Coliseu? Essa e outras curiosidades são transmitidas através de um guia local. O guia também indicou o melhor lugar para conseguir ver o papa, que era em uma das pontas.

Conseguimos ver o Papa Francisco bem de pertinho!

Quando a audiência papal acabou, fomos andar pelas lojinhas do Vaticano onde são vendidos diferentes tipos de souvenirs, como santos, terços, entre outros.

No caminho compramos uma cerveja Premium Pilsener italiana, a Nastro Azzurro. Essa cerveja é produzida desde o início dos anos 60 pela Cervejaria Peroni de Roma.

Nossa visita aos museus do Vaticano estava reservada para às 14:30, então aproveitamos para almoçar nas proximidades.

Nossos ingressos para os museus do Vaticano eram com acesso sem fila e com uma guia licenciada do museu. Desta forma tivemos acesso a telas virtuais de explicações restritas aos guias licenciados. Visitamos também a Capela Sistina, mas lá não pode tirar fotos!

O nosso passeio terminou dentro da Basílica de São Pedro. Dentro da Basílica não pode entrar com os ombros e/ou joelhos aparecendo, então tive que comprar uma canga para cobri-los. Há vários vendedores de cangas nas imediações.

Vale a pena subir até a cúpula da Basílica de São Pedro. O ingresso é pago à parte. A vista é admirável.

A noite fomos conhecer o bairro Trastevere, que é o mais boêmio de Roma. Jantamos no restaurante Grazie e Graziella. Há vários músicos pelas ruas, é muito gostoso! Aproveite para desfrutar bons drinks!

Dica bônus 2:

Caso você esteja em Roma em um domingo, poderá ver o Papa da janela, na Praça São Pedro ao meio dia. Recomendo que você assista a missa na Basílica de São Pedro que começa às 8:00 e aguarde o papa até meio dia. Eu assisti a uma missa e foi emocionante, chorei do início ao fim. A missa foi realizada em latim, foi a coisa mais linda!!

Ao término da missa você pode explorar o interior da Basílica, falar com algum padre no confessionário (existem em várias). Recomendo que com certa antecedência você saia da Basílica e procure um lugar em frente ao prédio em que o papa irá aparecer. O papa aparecerá na janela que estiver com um tapete vermelho estendido. Também há telões para que as pessoas consigam ver melhor. A praça fica realmente muito cheia.

Dica bônus 3:

Se você adquirir produtos na loja oficial do Vaticano e pagar uma taxa extra, os produtos comprados são benzidos pelo papa e depois são enviados ao seu hotel, além da benção do papa, outra vantagem é que você não precisa ficar carregando as coisas durante o dia.

DIA 4

Teatro Dell’Opera di Roma

Aproveitamos o dia para conhecer um pouco mais de Roma. Você pode ir ao Circus Máximo e outros pontos históricos, o que não falta em Roma é história!! E comer excelentes massas, claro!!

A noite fomos assistir a uma ópera no Teatro Dell’Opera di Roma. O teatro é lindíssimo, além de ser histórico! Recomendo a todos que vão a Roma assistir a uma legítima ópera italiana, a tradução é em inglês. É bom comprar os ingressos com antecedência, pois eles podem esgotar.

Dica bônus 4:

Guarde o seu passaporte num lugar seguro junto ao corpo, não deixando em bolsas e mochilas que podem ser esquecidas ou facilmente furtadas num momento de desatenção. Eu costumo andar com o passaporte em uma doleira. E aproveite sua maravilhosa viagem, sem preocupações!!

Booking.com

Adorei compartilhar o meu roteiro com você!! Espero que as dicas sejam úteis! Até a próxima!

Boa viagem e AndaLe!

Você também pode gostar...